Powered By Blogger

Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O que está acontecendo com o rock?

Que po%@ está acontecendo com o Rock?



            Hoje vemos muitas discussões envolvendo o estado do Rock hoje em dia, que as novas bandas perderam a atitude que sempre foi a marca do estilo, só para constar atitude não é só usar roupas diferentes e brigar com o papai e mamãe para fugir de casa e sim questionar costumes se impor contra injustiças e culturas opressoras de diversas formas com letras, agressividade, questionamento e experimentação e pelo menos um pouco de inteligência. Parece que essa perca de atitude veio acompanhada de uma grande perca de qualidade musical (o que parece não importar para os chamados “fãs” dessas bandas), não se vê experimentações para novas criações nem a própria criatividade nas letras.
            Talvez seja influência da “calmaria” que banha o mundo atualmente e não exija muito de expressão das jovens bandas, talvez seja que a juventude não se preocupe mais com política e cultura e inovações. O que observo principalmente hoje é que a geração 90/2000 é muito influenciável qualquer coisa que toque numa radio ou que seu colega ouça é bom para eles, não se baseiam no próprio gosto e sim no que eles parecem para a sociedade de sua idade, não querem saber se seu guitarrista favorito é realmente bom ou se o vocal realmente sabe cantar. A juventude se contenta apenas em se a musica toca seu coraçãozinho apaixonado/partido ou se fala de álcool e festinhas de sexo (coisa que eu não dispenso, mas que devem ser dosadas e não saturadas como é hoje), não vim aqui para falar de outros estilos, mas devo dizer que quando se fala de saturação e “mesmisse” estilos como o sertanejo universitário e funk (atual) sabem bem. As bandas novas adoram simplesmente copiar, isso mesmo só copiar nem mudam nada (isso que me impressiona). Outro problema é que até bandas promissoras dos anos 80/90 enfrentam uma grande decadência, mudando de estilo e perdendo qualidade musical. Hoje musica é sinônimo de capitalismo ou seja dinheiro, modinha e status. Os fãs são zumbis que não questionam seus ídolos.
            Como quando se fala de qualquer coisa nesse mundo não se deve aplicar a regra a todos, existem bandas que mesmo que sufocadas pelo “rock empresarial” lutam num mar de surdos para que suas musicas digam algo mais, que seguem os bons costumes de inovar e buscar novas sonoridades. Sinceramente espero que essa seja apenas mais uma fase apagada do rock como outras que já ocorreram, e que em algum momento novas letras bombásticas e inovadoras surjam para fazer os jovens saltar da frente de seus “twiters” e “facebooks” e falar com suas bocas para o mundo e não escondidos atrás de maquinas.




*Abaixo seguem alguns videos sobre o assunto





Obs: Para uma limpesa espiritual assista:







Nenhum comentário:

Postar um comentário